EPANET v2.0

Ambiente EPANET 2.0 em português disponibilizado pelo LNEC

O programa EPANET trata-se de um software computacional gratuito, desenvolvido pela United States Environmental Protection Agency (USEPA) dos Estados Unidos de América.

Este software permite efectuar os dois tipos de simulação, estáticas e dinâmicas, no domínio hidráulico e de qualidade da água em sistemas de distribuição. Neste sentido, o mesmo software possibilita a obtenção de inúmeros dados relativos a estes sistemas, tais como, a pressão em cada nó, o caudal registado nas tubagens, a altura da água nos reservatórios de nível variável e a concentração de espécies químicas, entre outras, durante a simulação. Para além disto, constitui uma importante ferramenta de apoio para a análise de sistemas de distribuição e dá-nos um conhecimento mais alargado sobre o transporte e o destino das propriedades da água para consumo humano. O EPANET tem uma diversificada utilidade para a gestão dos sistemas de distribuição como por exemplo, manutenção da rede, controlo da qualidade da água e avaliação de consumos, entre outras.
O programa em análise dispõe de um conjunto de instrumentos de apoio à simulação hidráulica. Vamos apenas enumerar alguns que nos parecem pertinentes:
  • Dimensão infinita da rede;
  • Diversidade de utilização de fórmulas no cálculo de perdas de carga, Hazen-Williams, Darcy-Weisbach ou Chezin-Manning;
  •  Contabilização das perdas de carga singulares;
  •  Modelação de bombas de velocidade constante variável ou constante;
  • Cálculo da energia de bombeamento e do respectivo custo;
  • Modelação de vários tipos de válvulas;
  • Modelação de reservatórios de qualquer forma;
  • Modelação da relação entre a pressão e o caudal resultantes de dispositivos emissores (ex: aspersores de rega).
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil traduziu e adaptou para a língua portuguesa o software, assim como os seus materiais de apoio, com o intuito de promover a todos os envolvidos lusófonos, nesta matéria, a divulgação da simulação de sistemas de abastecimento de água.

Em jeito de conclusão, este modelo permite fazer análises estratégicas alternativas de gestão através, por exemplo, da selecção de tubagens para limpezas e substituição, entre outros. É pertinente referir ainda que, em ambiente Windows este programa permite uma facilidade de entrada e saída de dados para efectuar simulações e analisar os resultados obtidos em vários formatos. Dado que um dos pontos essenciais para definir a escolha de um programa computacional para a simulação de sistemas de abastecimento tem a ver com a viabilidade financeira do mesmo, o EPANET é distribuído gratuitamente pela USEPA, acompanhado com vários materiais de apoio. Por último, este programa permite trabalhar com dados georeferenciados, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), através da adição de componentes ou correr simulações em ambientes integrados baseados em sistemas de informação CAD ou base de dados.

De seguida apresenta-mos um vídeo de um exemplo elementar de uma rede em ambiente EPANET:




Nenhum comentário:

Postar um comentário